A Etnomatemática

 

Podemos nos perguntar, agora, como é possível que os operários da construção civil (muitos com baixo nível de escolaridade) tenham o conhecimento de que as estruturas triangulares dão uma boa sustentação às obras.

Certamente, muitos deles não conhecem as propriedades das figuras geométricas, em particular, a questão da rigidez do triângulo, apresentada na seção anterior. Estas pessoas possuem um conhecimento "prático", que lhes permite lidar com situações do dia-a-dia, ainda que não saibam exatamente a explicação matemática dos fatos. Este conhecimento é o que caracterizamos como Etnomatemática.

 

Temos uma conceituação inicial deste termo no seguinte texto, retirado da Wikipedia:

 

etnomatemática surgiu na década de 1970, com base em críticas sociais acerca do ensino tradicional da matemática, como a análise das práticas matemáticas em seus diferentes contextos culturais. Mais adiante, o conceito passou a designar as diferenças culturais nas diferentes formas de conhecimento. Pode ser entendida como um programa interdisciplinar que engloba as ciências da cognição, da epistemologia, da história, da sociologia e da difusão.

A palavra foi cunhada da junção dos termos technémátema e etno. Segundo Ubiratan D'Ambrósio o Programa Etnomatemática "tem seu comportamento alimentado pela aquisição de conhecimento, de fazer(es) e de saber(es) que lhes permitam sobreviver e transcender, através de maneiras, de modos, de técnicas, de artes (techné ou 'ticas') de explicar, de conhecer, de entender, de lidar com, de conviver com (mátema) a realidade natural e sociocultural (etno) na qual ele, homem, está inserido."

Tomando o campo da matemática como exemplo, numa perspectiva etnomatemática, o ensino deste ganha contornos e estratégias específicas, peculiares ao campo perceptual dos sujeitos aos quais se dirige. A matemática vivenciada pelos meninos em situação de rua, a matemática desenvolvida em classes do ensino supletivo, a geometria na cultura indígena, são completamente distintas entre si em função do contexto cultural e social na qual estão inseridas.

 

Por fim, se quiser saber mais sobre o assunto, leia o artigo a seguir:

 

https://etnomatematica.org/articulos/boletin.pdf